domingo, 11 de janeiro de 2009



Faça sua busca no site digitando no campo ao lado o assunto ou a data no formato aaaa/mm/dd

Tópico: Política | Data de Publicação: 10/01/2009 - 09:24h

Suplentes de deputados tomam posse em Brasília

No dia dois de fevereiro, quando o Congresso voltar do recesso, o plenário vai ter gente nova na casa. Onze deputados tomaram posse nesta terça-feira.
Um dia para ficar registrado e vale até pose na tribuna: 11 suplentes, junto com familiares, foram conhecer o novo local de trabalho.

Eles assumiram o mandato no lugar de deputados que foram eleitos prefeitos, vice prefeitos ou nomeados para cargos públicos. Alguns chegaram com a lição de casa na ponta da língua.

“A gente já estudou o regimento interno, já tinha feito trabalhos anteriores em cima disso, não vai ter muita dificuldade não”, diz o deputado capitão Assunção, do PSB - Espírito Santo.

Difícil foi caber todo mundo na sala do presidente da Câmara. A solenidade durou menos de cinco minutos.

“Este pronunciamento com o braço direito levantado. Então, fica assim: assim o prometo”, diz Chinaglia, presidente da Câmara.

Todos repetiram o gesto. Uns, mais de uma vez





“Assim, eu prometo”, diz José Vieira Lins, do Maranhão.

Depois da posse foi a vez dos deputados fazerem o cadastro digital para votar no plenário.

Fazer o registro é fácil, difícil é saber em que votar pegando um mandato pelo meio. Esse deputado de 26 anos já decidiu como agir.

“Eu vou obedecer, rigorosamente as orientações da liderança do meu partido”, diz deputado Glauber Braga, PSB - Rio de Janeiro.

Um outro não é novato. Foi deputado de 99 a 2000, mas no retorno à Câmara tem um desafio. Como é petista, na primeira vez foi oposição ao governo Fernando Henrique , agora terá que aprender a ser governo.

“Ser governo, ser vitrine sempre é mais difícil” diz deputado Fernando Marroni, do PT - Rio Grande do Sul.

E na reestréia, por que não sonhar alto com a presidência da Câmara? Tudo bem, desde que nenhum cinegrafista registre esse momento...
Jornal da Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário