segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

“A Famem é pluripartidária”
Raimundo Lisboa
O médico Raimundo Lisboa (PDT) é candidato a presidência da Famem, depois de ser tesoureiro da entidade nas duas últimas gestões. Para ele, a Famem é de todos os prefeitos. Lisboa tem como umas das metas a melhoria da assessoria técnica aos prefeitos nas áreas de saúde, educação:
O ESTADO – O senhor representa a candidatura da situação na eleição da Famem?
Raimundo lisboa – Sou candidato a presidente com o apoio de todos os prefeitos. A minha candidatura é pluripartidária. Integro a atual diretoria da Famem da mesma forma, como o candidato Júnior Marreca que é atual
vice-presidente da entidade. A minha candidatura representa o fortalecimento do municipalismo.
O ESTADO – A sua candidatura é alinhada ao governo Jackson Lago?
Raimundo lisboa – Tenho o apoio do governador Jackson Lago. Sou filiado ao PDT, o partido tem 66 prefeitos. Mas, também tenho o apoio de prefeitos do DEM, PV e PMDB. Como também tenho o apoio dos 123 prefeitos da base aliada filiados ao PSDB, PSB e PT. A Famem é de todos, não haverá retaliação a prefeitos.
O ESTADO – Por que desta vez não houve consenso na Famem?
Raimundo lisboa – Após as eleições municipais começamos a reunir os colegas que tinham interesse em presidir a entidade. 20 nomes haviam demonstrado interesse, e acordamos que o importante seria construir uma candidatura de consenso, mas o Marreca decidiu pela sua candidatura e nós respeitamos.
O ESTADO – Quais foram as principais dificuldades que os prefeitos apresentam em suas administrações?
Raimundo lisboa – A desinformação sobre metas governamentais a serem cumpridas, principalmente na Saúde e na Educação. Vamos conversar com o Tribunal de Contas do Estado para que orientemos constantemente os prefeitos. Não concordamos, por exemplo, com um certo sensacionalismo das operações da Policia Federal. Não se pode julgar as pessoas, sem o devido processo legal. Quem decide é a Justiça. Mas, aqueles prefeitos que comprovadamente, cometerem erros, devem pagar por isso.
O ESTADO – Nos últimos meses prédios públicos foram depredados, em Santa Luzia incendiaram as sede do Fórum e da Prefeitura, como o senhor vê esses atos de vandalismo?
Raimundo lisboa – Vejo com muita tristeza. Conversamos com o prefeito Zemar Dutra, de Santa Luzia e isso é ato condenável. Decisão judicial se contesta na Justiça, e não com atos de vandalismo, em nenhuma hipótese. O que foi destruído em Santa Luzia e em outros municípios maranhenses foi o patrimônio público. E quem paga por esse prejuízo é a população. O patrimônio público não pode continuar sendo destruído desse modo. Não concordamos com isso. Estamos em campanha e nas conversas com os prefeitos recomendamos que trabalhem com muita responsabilidade, com muita transparência para que não cheguemos a situações de violência e intolerância nos municípios. Temos como prefeitos é que trabalhar pelo desenvolvimento e da melhoria da qualidade de vida dos nossos munícipes.
O ESTADO – O senhor é contrário à reeleição na Famem?
Raimundo lisboa – Vamos propor o fim da reeleição na Famem. O fim da reeleição para todos os cargos da direção. Mais prefeitos precisam passar pela direção da Famem, são 23 cargos diretivos, temos 217 prefeitos no estado. Vamos junto a isso, ampliar o número de prefeitos associados à Famem. No fim da nossa gestão, teremos todos os 217 prefeitos do Maranhão filiados a nossa entidade. Vou visitar a todos.Itevaldo Júnior Da equipe de O Estado

Nenhum comentário:

Postar um comentário