sexta-feira, 5 de junho de 2009

QUEM MANDA MAIS: RICARDO MURAD OU RAIMUNDO CUTRIM?




Bastou a governadora biônica eleita pelo TSE deixar o governo do Estado nas mãos do vice João Alberto, para se concretizar a informação que circula nos meios políticos de quem realmente manda no governo são os ex-deputados, hoje secretários de Saúde Ricardo Murad - tido por muitos como o governador de fato, e o de Segurança Raimundo Cutrim, aliado fiel e de todas as horas de Roseana.
A primeira grande prova do desprestígio de João Alberto foi a exoneração, sem maiores explicações, do coronel Nogueira da direção geral do Detran, indicado por ele [João Alberto] para o cargo, é tanto que o novo destino de Nogueira será o gabinete do vice-governador. Nogueira diz que Alberto foi convencido por Cutrim. “Ele (Cutrim) quer mandar no órgão e conseguiu convencer até o João Alberto da minha saída”, afirmou.
Discordo de tal afirmação. Não acredito que João Alberto tenha de fato sido “convencido” por Cutrim, uma vez que, até o momento, ninguém da Secom do governo veio a público expor oficialmente se os motivos da demissão de Nogueira foram por critérios técnicos ou políticos, quando sabemos na verdade que foi pelo segundo.
Todo o Maranhão sabe que as relações entre o secretário Cutrim e Nogueira nunca foram das mais amistosas, tanto é que ao ser indicado para comandar o Detran pelo próprio João Alberto, o secretário Raimundo Cutrim aceitou com reservas a indicação.
Tratou logo de indicar sua principal aliada política, a ex-vereadora Marília Mendonça para cuidar do cofre do órgão, numa demonstração clara de que não daria vida mansa a Nogueira.
Portanto, fica evidente que a decisão partiu de cima, da própria governadora Roseana Sarney, pois nunca vi um governador ser convencido por um secretário a tirar um aliado seu de um cargo de confiança, senão o contrário, onde o governador é que dita as normas de quem ele quer ou não nas principais funções da administração.
Por outro lado, é sabido também que o super secretário e governador de fato Ricardo Murad está muito bem afinado e goza de grande prestígio junto a governadora pif-paf licenciada Roseana Sarney, que não esconde de ninguém que tanto Ricardo quanto Cutrim têm carta branca para tomar as decisões que lhes forem convenientes.
Resta agora saber se João Alberto vai reagir diante de tudo isso, ou se vai ficar quietinho em seu lugar cumprindo o papel que lhe destinaram: o de “rainha da Inglaterra”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário