segunda-feira, 5 de outubro de 2009

15 deputados mudaram de partido no Maranhão

O fim do prazo de filiação para quem pretende se candidatar nas eleições de 2010 provocou um curioso troca-troca partidário no Maranhão. Desde o início do ano até sexta-feira passada, 15 deputados trocaram de legenda.

Na terça-feira (29), um encontro político que era para ser um ato de filiação partidária do deputado Rubens Júnior e do ex-deputado Fortunato Macedo no PCdoB ganhou uma dimensão muito maior. O que realmente aconteceu, no plenarinho da Assembleia Legislativa do Maranhão, foi o primeiro encontro político do PCdoB com o PSB para as eleições de 2010.

Com a presença de diversos deputados, prefeitos e vereadores, principalmente de militantes de esquerda que ecoaram os seus gritos de guerra, a filiação dos novos membros do PSB e PCdoB virou a primeira demonstração de que o grupo Sarney terá de rever suas estratégias para as próximas eleições.

O grupo Sarney, através de seus veículos de comunicação, alardeou o aumento da bancada do PMDB e do PV. Filiaram-se no PMDB seis deputados - Alberto Franco, Afonso Manoel, Arnaldo Melo, Carlos Braide, Graciete Lisboa e Stênio Rezende. O PV, por sua vez, ganhou a adesão dos deputados Rigo Teles, José Lima e Antonio Bacelar.

Pela legislação eleitoral, as filiações devem ser feitas até um ano antes das eleições para quem pretende concorrer a algum cargo. Como o primeiro turno das eleições de 2010 está marcado para 3 de outubro, as filiações deveriam ocorrer até sábado (3).

Porém, quem já ocupa um cargo eletivo, deve apresentar um motivo que justifique a mudança de partido para não correr o risco de perder o mandato. Isso porque uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) determina que o mandato pertence ao partido e não ao eleito.

Veja quais os deputados que trocaram de partido neste ano no Maranhão

NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Afonso Manoel - Trocou o PSB pelo PMDB

Alberto Franco - Trocou o PSDB pelo PMDB

Antônio Bacelar - Trocou o PDT pelo PMDB

Arnaldo Melo - Trocou o PSDB pelo PMDB

Carlos Braide - Trocou o PDT pelo PMDB

Cleide Coutinho - Trocou o PSDB pelo PSB

Graciete Lisboa - Trocou o PSDB pelo PMDB

José Lima - Trocou o PSB pelo PMDB

Marcos Caldas - Trocou o PTdoB pelo PRB

Paulo Neto - Trocou o PSB pelo PRB

Rigo Teles - Trocou o PSDB pelo PV

Rubens Pereira Júnior - Trocou o PRTB pelo PCdoB

Stênio Rezende - Trocou o PSDB pelo PMDB

NA CÂMARA FEDERAL

Davi Alves Silva Júnior - Trocou o PDT pelo PR

Zé Vieira - Estava sem partido e se filiou ao PR

Nenhum comentário:

Postar um comentário