quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Morte do deputado Pedro Veloso consterna parlamentares


A notícia do falecimento do deputado Pedro Veloso (PDT), na manhã desta quarta-feira (7), causou um clima de consternação e tristeza na Assembleia Legislativa. Os deputados não conseguiam esconder o pesar pela morte de um colega que tanto batalhou pela sua consolidação política e que mesmo lutando contra um câncer, ainda mantinha vivo os seus ideais.


A comunicação oficial da morte de Veloso foi feita pelo presidente da Assembleia, Marcelo Tavares (PSB), ao abrir a sessão. Ele decretou de imediato luto oficial, suspendendo os trabalhos no parlamento por três dias.


Para Marcelo Tavares, Pedro Veloso foi um exemplo de exercício parlamentar pleno com muita competência, seriedade e transparência. “Partiu um grande colega de quem, além da amizade pessoal, guardaremos na lembrança a grande atuação política e atitude combativa. Esta Casa ficará de luto e cumpriremos todos os trâmites regimentais para uma situação como esta”.


Uma grande tristeza no coração. Assim o deputado Edivaldo Holanda (PTC) definiu seus sentimentos ao tomar conhecimento da morte de Pedro Veloso. Para ele, Pedro era uma grande colega, um homem de princípios pautados na lealdade, fidelidade e amizade.


“Pedro era uma pessoa que nos acostumamos a amar. Eu acredito que Deus, ao decidir que ele tivesse o nome de um grande apóstolo da escrituras, também permitiu que tivesse o preparo necessário para lutar. Por isso, acredito que ele estava preparado para se encontrar com Deus na eternidade”.


O deputado Chico Gomes (DEM) disse que sofreu um forte impacto ao chegar ao plenário e ser comunicado por Manoel Ribeiro (PTB) da morte do colega. Mas a emoção foi ainda maior quando o presidente Marcelo Tavares suspendeu a sessão para fazer o comunicado oficial. “Senti a dor de quem perde um ente muito querido. Pedro tinha a sua maneira de ser e de agir, mas era muito querido por todos nós. Estaremos todos aqui para render-lhes as homenagens póstumas e ajudar a família neste momento de grande dor”.


Paulo Neto também não conseguia esconder a tristeza. Ele lembrou que teve o prazer de desfrutar da companhia de Pedro Veloso há cerca de dois meses em uma das praias de São Luís e não acreditou que ele pudesse partir tão cedo. Paulo revelou que este é um momento de reflexão para todos que ficam, pois Pedro foi embora deixando a sua história de vida e a sua luta. Que o seu espírito de guerreiro sirva de referência para todos.


A lembrança de uma pessoa alegre, destemida decidida e que perseguia os seus ideais ficará na mente da deputada Cleide Coutinho (PSB), que disse ter tido a oportunidade de receber os conselhos de Pedro Veloso ao estrear no parlamento estadual. “Sempre gostei muito de suas orientações e estou triste. Apesar de médica e de ter enfrentado situações com morte por muitos anos, ela ainda me fragiliza, mas me mostra o lado bom de que nós somos todos iguais, sejamos pobres ou ricos, deputado ou não. A morte nos iguala, embora seja uma grande dor para todos".

Nenhum comentário:

Postar um comentário