sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Dutra: maioria do PT 'disse não à catinga de Sarney' no Maranhão

Com 100% de urnas apuradas, o primeiro turno das eleições do Processo de Eleições Diretas (PED) do Partido dos Trabalhadores está decidido: Augusto Lobato e Raimundo Monteiro disputarão a presidência do partido no Maranhão. Na última quarta-feira (25), o deputado Domingos Dutra (PT-MA) discursou na Câmara dos Deputados comentando a votação. Criticou a intromissão da governadora Roseana Sarney na eleição interna do PT e exaltou os petistas que lutam para honrar a história do partido.
A votação aconteceu no último domingo (22), mobilizando mais de 10 mil filiados do PT do Maranhão e mais de 200 mil em todo o País. Atualmente o PT maranhense conta com mais de 27 mil filiados aptos a votar, distribuídos pelos 190 municípios. O PED do PT é considerado o maior processo eleitoral de um partido político no País.
Seis candidatos concorreram à presidência. São eles: Augusto Lobato, Raimundo Monteiro, Bira do Pindaré, Rodrigo Comerciário, Fransuila, e Edmilson Carneiro. As sete chapas que disputaram foram: Renovar é Preciso, Em Defesa da Nossa História, Construindo da Mudança do Maranhão, Unidade Petista, A Força Que Vem da Base, Permanecer na Luta, e Construindo Um Novo Maranhão. Lobato e Monteiro partem para o segundo turno, com 25% e 34% dos votos, respectivamente; e as chapas Em Defesa da Nossa História e Construindo Um Novo Maranhão também disputam o segundo turno, com 20% e 31% respectivamente.
O deputado Dutra acusou a governadora Roseana de tentar se intrometer no Maranhão, através de aliança com candidatos aos cargos petistas. “Nós somos a favor da aliança do PMDB com a ministra Dilma Rousseff, com o PT Nacional, mas não somos obrigados a ir, como partido, no Estado cujas lideranças com o senhor senador Sarney e com a dona Roseana são incompatíveis com a nossa dignidade e com a nossa história”, afirmou o deputado. Leia abaixo o discurso na íntegra:
“Foi encerrado no domingo o primeiro turno do quarto Processo de Eleições Diretas do PT (PED). Quero aqui parabenizar o ex-senador José Eduardo Dutra, que se elegeu no primeiro turno. No Maranhão, seis candidatos disputaram a presidência do partido e sete chapas disputaram o Diretório Estadual. Essas sete chapas se dividiram em apenas dois grupos. De um lado, três chapas e três candidatos a presidente defendiam a aliança com o PMDB da senadora Roseana e do senador José Sarney. Do outro lado, quatro chapas e três candidatos a presidente defendiam a aliança para as eleições de 2010 com o PSB, PCdoB, PRB e PDT. Essas quatro chapas disseram não à aliança com o PMDB.
Lamentavelmente, a governadora Roseana mobilizou o Governo do Estado, meteu sua colher suja nas eleições internas do PT, constrangendo os prefeitos do partido e os prefeitos aliados. A governadora chamava o prefeito no palácio, colocava ao lado o candidato a presidência apoiado por ela, e ameaçava os prefeitos do PT, dizendo que se não apoiassem aquele candidato não teria obras e haveria retaliação.
Felizmente, a militância do PT, por esmagadora maioria, disse não à intromissão indevida da governadora Roseana no processo interno do PT. Com 55% dos delegados e do diretório decidimos que não aceitamos a aliança com o PMDB no Maranhão. Somos favoráveis à aliança do PT com o PMDB para apoiar a ministra Dilma, mas não é obrigatório que a aliança no plano federal repita-se no Estado. Não há mais verticalização. A nossa história do PT do Maranhão não tem nada a ver com a história do PMDB do senador José Sarney. A maioria do PT do Maranhão disse não à catinga do Sarney: nós não somos sapos para morrer debaixo do pé do boi.
Nós queremos que o PT do Maranhão construa uma aliança popular e democrática com os partidos do PSB, PCdoB, PRB, PDT. Não somos obrigados a ficar aliados, arrastados pelo beiço numa aliança com o PMDB.
Quero parabenizar, aqui nesta Tribuna, os companheiros históricos, na qualidade de Manoel da Conceição, fundador desse partido, que perdeu uma perna na ditadura, no Governo do José Sarney, que fundou o Centru (Centro de Educação e Cultura do Trabalhador Rural) e que está lá resistindo.
Parabenizo também o Lobato, o Bira do Pindaré, Rodrigo Comerciário, o Franklin Douglas, o Márcio Jardim, o Sílvio Bembem, a ex-deputada Terezinha Fernandes, o ex-prefeito de Imperatriz Jomar Fernandes, e o ex-prefeito de Paulino Neves, Antônio da Mata. É esse grupo de militantes do PT que quer eleger a ministra Dilma Rousseff, quer fortalecer o partido, mas que não aceita coligação com o PMDB no Estado do Maranhão.
Queremos, portanto, registrar e repudiar a intromissão indevida, o uso da máquina pública; e, também, dizer aqui que se no segundo turno a governadora Roseana Sarney tentar usar a máquina do Governo do Estado para desequilibrar as eleições nós vamos pedir a abertura de inquérito policial na Polícia Federal, vamos usar os meios judiciais para afastar essa intromissão indevida em um processo interno do PT.
Nós jamais iríamos interferir na eleição do PMDB e não aceitamos que uma candidata, uma governadora de quatro votos, de um outro partido, se intrometa numa eleição interna do partido. Eu sei que ela não tem culpa, porque fracos são aqueles que do PT vão pedir esmola, vão pedir uma muleta na eleição interna do partido.
Portanto, quero aqui exaltar a bravura dos militantes do PT e ressaltar mais uma vez: nós somos a favor da aliança do PMDB com a ministra Dilma Rousseff, com o PT Nacional, mas não somos obrigados a ir, como partido, no Estado cujas lideranças do senhor senador Sarney e da dona Roseana são incompatíveis com a nossa dignidade e com a nossa história. Era esse o registro que eu queria fazer. Muito obrigado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário