sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

ONG aponta Zé Vieira como mais faltoso da Câmara


O jornal O Globo, com base em dados da ONG Transparência Brasil e da Câmara, também fez um levantamento sobre os deputados mais faltosos da Casa. Ontem o site Congresso em Foco apontou a deputada Nice Lobão (DEM) como a menos assídua (veja post abaixo).


Zé Vieira é campeão com 59% de faltas às sessões
No entanto, quem aparece como campeão de faltas agora é o deputado Zé Vieira (PR), com Nice Lobão em segundo. O ex-prefeito de Bacabal deixou de comparecer a 59% das 302 sessões plenárias. A democrata, com problemas de saúde, se ausentou a 58% das 652 sessões a que deveria comparecer. Os números de sessões diverge porque alguns parlamentares eram suplentes e assumiram já no meio do mandato. Já o deputado Clóvis Fecury (DEM), segundo o site Congresso em Foco, é o vice-campeão nacional de faltas não justiticadas.

Faltar a uma sessão deliberativa implica corte de salário. Mas, na prática, os parlamentares pouco sentem o peso de suas ausências no bolso. A maioria das faltas é abonada pela Câmara.

Se computarmos somente o número de faltas e não a porcentagem, Nice Lobão encabeça a lista, com 240 faltas, seguida de Jader Barbalho (PMDB-PA). Ele rencunciou ao mandato em novembro, com 216 ausências. Jader foi o que mais apresentou faltas sem justificativas.

Na relação abaixo vários parlamentares aparecem com o mesmo percentual de ausência, mas o número de sessões que um faltou em comparação ao outro é diferente (veja lista completa e todos dados aqui). Por isso, eles surgem em posição diferentes. Se a lista for analisada de baixo para cima você vai ter os mais presentes.

1º- Zé Viera (PR) – 59%
2º- Nice Lobão (DEM) – 58%
3º- Roberto Rocha (PSDB) – 32%
4º- Clovis Fecury (DEM) – 27%
5º- Ribamar Alves (PSB) – 26%
6º- Sarney Filho (PV) – 23%
7º- Pinto Itamaraty (PSDB) – 18%
8º- Carlos Brandão (PSDB) – 15%
9º- Julião Amim (PDT) – 13%
10º-Flávio Dino (PCdoB) – 12%
11º-Sétimo Waquim (PMDB) – 11%
12º-Davi Alvs Silva Jr.(PR) – 11%
13º-Waldir Maranhão (PP) – 11%
14º-Gastão Vieira – 11%
15º-Domingos Dutra (PT) – 11%
16º-Pedro Novais (PMDB) – 11%
17º-Cleber Verde (PRB) – 9%
18º-Pedro Fernandes (PTB) – 1%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário