sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Roseana não cumpre no prazo uma de suas principais promessas de campanha: os 72 hospitais do Programa ‘Saúde é Vida’


A governadora Roseana Sarney (PMDB) iniciou o ano do “melhor governo da sua vida” sem cumprir dentro do prazo estabelecido uma de suas principais promessas de campanha: a entrega dos 72 hospitais do Programa ‘Saúde é Vida’.

Reeleita para mais quatro anos de mandato, Roseana prometeu durante a última campanha eleitoral e no ato de assinatura para a construção dos hospitais em setembro de 2009 – ao lado do então secretário de Saúde Ricardo Murad – , entregar os 72 hospitais funcionando, equipados e com quadro de pessoal até o final do ano passado (2010). (Veja aqui e aqui)

Todavia, iniciou-se o ano de 2011 e as obras dos hospitais ainda não foram concluídos. São 64 unidades de saúde com 20 leitos e outros oito hospitais de 50 leitos cada. Até agora apenas o Hospital de Lago dos Rodrigues ficou pronto.

Em nota, a Secretaria de Estado da Saúde informou que os outros 63 hospitais de pequeno porte estão com 90% das obras sendo concluídas e pagas, consoante com o cronograma físico-financeiro pré-estabelecido, e os equipamentos sendo licitados. Talvez a governadora não tomou soubesse desse cronograma antes de afirmar que entregaria todos em 2010.

“A partir do primeiro trimestre de 2011 começarão a ser equipados esses hospitais e até o término do semestre será feito o processo seletivo para a contratação do pessoal necessário a sua operacionalização”, diz o esclarecimento da SES.

Veja abaixo íntegra da nota enviada pela Secretaria de Saúde ao blog.

GOVERNO DO MARANHÃO

SECRETARIA DE COMUNICAÇÃO SOCIAL

ESCLARECIMENTOS – SES

A governadora está honrando todos os seus compromissos de posse e foi muito além desses compromissos na área da saúde. Dos 64 hospitais de 20 leitos, um já foi entregue no município de Lago dos Rodrigues. Os outros 63 Hospitais de pequeno porte estão com 90% das obras sendo concluídas e pagas, consoante com o cronograma físico-financeiro pré-estabelecido, e os equipamentos sendo licitados. A partir do primeiro trimestre de 2011 começarão a ser equipados esses hospitais e até o término do semestre será feito o processo seletivo para a contratação do pessoal necessário a sua operacionalização.

O importante é destacar que não se trata de uma simples inauguração de hospitais. Sua efetiva operacionalização integra um projeto maior de fortalecimento e reorganização da atenção primária, onde atuarão na sua retaguarda, no seu suporte. Será estabelecido um perfil de patologias que podem ser atendidas, consoante seu nível de complexidade e estarão articulados e integrados aos hospitais regionais que dispõem de equipamentos e recursos humanos para realizarem procedimentos de média complexidade, os quais, por seu turno, estarão interligados aos hospitais de alta complexidade, via intranet, constituindo uma Rede de Atenção à Saúde-RAS e desenhando um novo Modelo de Atenção à saúde para o Maranhão.

A mesma situação ocorre com os Hospitais Regionais de 50 Leitos e as 10 Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), estas últimas construídas e equipadas em parceria com o Governo Federal e que são fundamentais no atendimento pré-hospitalar de urgência e emergência.

Publicado em Sem categoria | Deixar um comentário
Notas Rápidas
Publicado em 6 de janeiro de 2011 por John Cutrim
Roseana dá piti após saber das declarações de Monteiro

A governadora Roseana Sarney deu piti em Brasília (onde se encontra participando das articulações do PMDB por busca de espaço no segundo escalão do governo Dilma) depois que tomou conhecimento das declarações do Presidente do PT-MA Raimundo Monteiro, o qual afirmou ter se arrependido de ter apoiado a aliança PT/PMDB no Estado como também insatisfeito com a participação do partido do governo Roseana, divulgadas neste blog e que ganhou grande repercussão na blogosfera maranhense. Segundo uma fonte do Palácio dos Leões, Roseana teria ficado uma fera. Outro que ficou tiririca foi o senador José Sarney, que neste momento deve está com vontade tremenda de dá “uma canelada” no petista.

Vez para Remi

Edinho Lobão não quis interromper as férias e deixou o presidente regional do PMDB, Remi Ribeiro, assumir o Senado da República por trinta dias. Vai botar no currículo que já esteve no Senado. Mas também tem outros que estão na bica da espirradeira acreditando que ainda esperam assumir o Senado. Por isso que prestam muita atenção no senador Epitácio Cafeteira, que está na base da cadeira de rodas quando chega ao Senado. Só que Cafifa está com a pressão controlada com o chá de chuchu que dona Isabel Cafeteira não deixa faltar. Vai disputar a reeleição em 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário